As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis em água que desempenha papeis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram uma única vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamente distintas que frequentemente coexistem nos mesmos alimentos. Suplementos que contêm todas as oito vitaminas são geralmente referidos como complexo B. Suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina.
São constituídas por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo.
Entre as principais funções destacam-se: o auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o adequado funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite, além de manter a tonalidade e a pele saudável.
Estas vitaminas são essenciais para:
· a decomposição química de carboidratos em glicose (isto fornece energia para o organismo)
· a decomposição química das gorduras e proteínas (que ajudam o funcionamento normal do sistema nervoso)
· o tônus muscular no estômago e o trato intestinal
· pele
· cabelo
· olhos
· boca
· fígado
Alguns médicos e nutricionistas sugerem tomar as vitaminas do complexo B como um grupo para a boa saúde em geral. Contudo, a maioria concorda que o melhor modo de obter as vitaminas B é através dos alimentos que comemos.
Várias doenças decorrentes de deficiências vitamínicas podem ser resultado de falta de vitaminas B. Os sintomas desta deficiência podem ser: Insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos (Beribéri), lesões na pele, alteração da hematopoiese (má formação de hemácias), distúrbios mentais, implicações gastrointestinais, anemia, fadiga, formigamento das mãos e dos pés, irritabilidade e convulsões. Juntas as vitaminas deste complexo também ajudam a combater os sintomas e causas do estresse, depressão e doenças cardiovasculares.
Esse complexo coexiste nos seguintes alimentos: fígado, peixe (atum), couve, repolho, espinafre, feijão, soja, lentilha, ervilha, banana, batata, pimenta, óleo de oliva, peru, levedo de cerveja, melaço, cereais integrais, leite e ovo. Prevenindo de forma balanceada várias doenças e complicações orgânicas. As vitaminas B são provenientes de várias fontes de alimentos naturais.As vitaminas B também são muitas vezes adicionadas a bebidas energéticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário