domingo, 28 de agosto de 2011

Vitamina B2 - RIBOFLAVINA


A riboflavina (lactoflavina ou vitamina B2, designada anteriormente como vitamina G). É um composto orgânico, que no organismo favorece ao metabolismo de gorduras, proteínas e açúcares. É importante para os olhos, pele, boca e cabelos.

A riboflavina é utilizada como corante alimentar.

Na síntese do dinucleótido de flavina-adenina (FAD) e do mononucleótido de flavina (FMN) a riboflavina é necessária, dois cofatores enzimáticos essenciais no funcionamento de enzimas importantes em diversas vias metabólicas. É uma molécula fotossensível, degradando-se na presença de luz.

O organismo humano é incapaz de sintetizar riboflavina. Para a síntese de cofatores enzimáticos indispensáveis ao funcionamento normal do metabolismo, é necessário incluir esta vitamina na dieta humana.

Deficiência

Por ser continuamente excretada na urina, um baixo consumo de riboflavina leva facilmente a uma deficiência nutricional desta vitamina, embora tal deficiência seja sempre acompanhada por deficiências noutras vitaminas. Existe maior propensão a uma deficiência em riboflavina em dietas pobres em produtos animais. A deficiência em riboflavina também se encontra associada a determinadas doenças crônicas.

A avitaminose associada à deficiência em riboflavina denomina-se ariboflavinose. Pode resultar de uma dieta pobre em riboflavina, má absorção intestinal desta vitamina, incapacidade de a metabolizar ou excreção exagerada na urina.

A deficiência em riboflavina provoca rachaduras nos cantos da boca e nariz, estomatite, coceira e ardor nos olhos, inflamações das gengivas com sangramento, língua arroxeada, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.

Fonte Alimentar

Alimentos como leite, produtos lácteos, couves e vegetais folhosos verdes como brócolis, repolho e agrião, carne (especialmente vísceras), cereais em grão (arroz, lentilha, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja), ovos, semente de girassol e ervilhas, são fontes de riboflavina, embora esta seja destruída pela exposição à luz. No leite, a riboflavina encontra-se na forma livre, ou seja, não ligada a proteínas. No ovo de galinha, a riboflavina liga-se a “proteína de ligação à riboflavina”.

Recomendação diária:

Homens: 1,3 mg

Mulheres: 1,1 mg

Crianças: 1,4 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário