terça-feira, 20 de setembro de 2011

VITAMINA B7 OU B8 - BIOTINA

A Biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 OU Vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como cofator enzimático. Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Ela age diretamente na formação da pele além de contribuir para a manutenção de unhas e cabelos, fortalecendo-os e evitando doenças. Também age indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (“açúcares e amido”, sendo importante para obtenção de energia) e das proteínas. Sua absorção pode ser facilitada quando ingerida junto com minerais como o magnésio e o manganês Tem como principal função neutralizar o colesterol. Também atua no sistema nervoso desempenhando a função de um sedativo natural.
Há evidencias que apontam que esta vitamina ajuda a diminuir e manter estável os níveis de glicose no sangue, porem ainda não há nenhuma confirmação cientifica.  É uma vitamina hidrossolúvel. A biotina tem a fórmula química C10H16O3N2S.
A biotina pode ser encontrada através de levedura, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite. Também é produzida por bactérias do intestino.

Atividade biológica

A biotina é o cofator da enzima piruvato carboxilase por ser uma molécula especializada no transporte de dióxido de carbono (CO2). Na reação catalisada pela piruvato carboxilase, a biotina capta uma molécula de CO2 e transfere-a para uma molécula de piruvato, formando oxaloacetato, no processo de gliconeogênese. Esta transferência é possível graças à flexibilidade da porção linear da estrutura da biotina, que permite o movimento da parte da molécula envolvida no transporte do CO2.
A proteína avidina, presente numa forma ativa em ovos crus, inibe a ação da biotina ao ligar-se a esta, evitando a sua absorção normal no intestino. Uma dieta rica em ovos crus pode levar, por isso, a uma deficiência em biotina. Esta propriedade é, no entanto, explorada a nível laboratorial: é possível adicionar moléculas de biotina a determinadas proteínas (um processo denominado biotinização); proteínas marcadas deste modo podem ser facilmente purificadas através de cromatografia de afinidade, usando uma matriz contendo avidina covalentemente ligada, que por sua vez capta os grupos biotina (e consequentemente as proteínas a si ligadas). A proteína marcada pode então ser eluída (separada da matriz) usando um excesso molar de biotina livre, que compete com a biotina ligada à proteína e força-a a desligar da matriz cromatográfica.
  • Previne a calvície;
  • Função de calmante: age diretamente no sistema nervoso.
Carência de Biotina

Pode causar furunculose, fadiga, falta de apetite, depressão, dores musculares, ressecamento da pele, seborreia do couro cabeludo, calvície, unhas fracas e doentes e eczema.

Fontes na alimentação

O organismo humano é incapaz de sintetizar biotina, pelo que tem de ser suplementada através da alimentação. Alimentos ricos em biotina incluem:
  • pólen de flores;
  • gérmen de trigo;
  • levedo;
  • laranjas;
  • alfafa germinada;
  • nozes, avelã (oleaginosas)
  • melão;
  • queijos
  • iogurte.
Doses diárias recomendadas

500 a 1 000 mcg. Exemplo: em cada laranja contém em média 12 mg de vitamina B7, ou seja, ingerindo apenas uma laranja ao dia, tem-se esta necessidade suprida.
No Reino Unido a dose recomendada é de 10 mcg a 200 mcg e nos EUA a dose diária para adultos é de 30 mcg.
Apesar de não haver registro de toxicidade para a biotina, seria necessário doses de 500 a 1000 mg.

3 comentários:

  1. Por que há 4 nomes para o mesmo composto: a Vitamina B7, ou B8, ou H, ou Biotina ? Há alguma diferença entre elas ?

    Qual a lógica para se denominar de Vit. B7 ou B8 o mesmo composto ?

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma enorme queda de cabelo as vitaminas A, C e h ou seja B7 e B8 é uma das soluções perfeita sem efeito sem efeito colateral Kátia

    ResponderExcluir
  3. Sou Trisha Nelson, dos EUA. Contraí o HIV 4 anos atrás, meu médico me disse que não há cura possível para o HIV / AIDS. Comecei a tomar meus ARVs, meu CD4 era de 77 e a carga viral era de 112.450. Eu pesquisei um remédio de ervas e vi o Dr. James Herbal remédio misto, também vi muitos depoimentos sobre ele sobre como ele usa Seu remédio de ervas fortes para curar HIV / AIDS e outras doenças. Entrei em contato com ele e contei-lhe meus problemas, ele me disse para não me preocupar mais que eu me beneficiasse e me curasse de seu fitoterápico para HIV / Aids. Nunca duvidei Dele porque acreditava que serei curado, pois a natureza tem o poder de curar todos os tipos de doenças quando o fitoterápico é usado nas proporções certas. Ele preparou sua bebida à base de ervas e me mandou pelo serviço de correio Speed, e eu tomei por 3 semanas de manhã e à noite em uma quantidade que ele me disse, depois disso, fui fazer um check-up e fiquei curado do HIV . Sua mistura de ervas NÃO TEM EFEITO COLATERAL E É FÁCIL DE BEBER, não há dieta especial quando se toma a mistura de ervas do Dr. James. Ele me disse que conseguiu curas para doenças como doença de Alzheimer, câncer, transtorno bipolar, herpes, hepatite, esquizofrenia, fibromialgia. Doença de Dupuytren, Neoplásica, Diabetes, Doença celíaca, Antipatia Amilóide Cerebral, HPV, Ereção Fraca, Removedor de Verrugas. Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Carcinoma Adrenocortical. Asma, Alérgica, Removedor de verrugas, Melanoma, Parkinson, dermatite peitoral, tireóide, HPV, ALS, DOENÇAS RENAS, SHINGLES. Pile, você pode entrar em contato com ele em seu endereço de e-mail @ drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir